As nossas directrizes

  • Qualidade
  • Profissionalismo
  • Segurança
  • Inovação
  • Responsabilidade Social

Mensagem do Presidente

Em nome dos médicos e de todo o pessoal do Instituto de Cardiologia dou-lhe as boas vindas ao site do ICPA.

Ao longo de mais de vinte anos, o ICPA cresceu, ganhou experiência e tornou-se uma referência em cardiologia.

O ICPA faz tudo com coração! É feito de pessoas que acreditam na ideia de que é possível vencer a dor e a doença, que é possível dar esperança às pessoas.

A força e a pureza dessa ideia permitiu-nos ir até onde ninguém imaginava, até onde nem mesmo nós sonhávamos chegar.

As obras na clínica do Pragal permitem o acesso a uma área específica para Reabilitação Cardíaca, importante projecto médico, com carácter também social, que integra uma equipa multidisciplinar.

A reabilitação cardíaca tem como objectivos optimizar a recuperação funcional do doente que sofreu um acidente cardiovascular, melhorar a sua qualidade de vida e reduzir o risco de recorrência de complicações cardíacas, incluindo o de morte prematura.

É reconhecido que em Portugal, apenas uma ínfima proporção dos milhares de doentes que sobrevivem a uma síndrome coronária aguda beneficiam, após alta hospitalar, de um programa de reabilitação, o que é considerado uma grave falência assistencial.

Conscientes deste facto, e porque a reabilitação cardíaca constitui na sua essência uma modalidade avançada e completa de prevenção, o ICPA desenvolveu um programa de reabilitação que inclui o treino físico, a melhoria do estilo de vida, o controlo dos factores de risco, o apoio psicológico e a reintegração social dos doentes.

Temos a convicção que este programa será não só um importante serviço prestado à comunidade de Almada, como um exemplo e modelo de desenvolvimento humano e tecnológico, cujo previsível sucesso será certamente replicado noutros pontos do País, ajudando a vencer um atraso existente face aos outros países do espaço europeu.

À medida que o Instituto crescer, iremos aumentando a nossa experiência e avanço tecnológico para prestarmos um apoio clínico ainda mais eficiente à nossa comunidade

O Presidente do ICPA

Prof. Dr. Manuel Carrageta