ENFARTE DO MIOCÁRDIO: TUDO O QUE DEVE SABER

Junho 30, 2021
Posted in Artigo -

ENFARTE DO MIOCÁRDIO: TUDO O QUE DEVE SABER

Um ataque cardíaco ocorre quando uma das artérias coronárias entope subitamente, bloqueando o acesso de sangue a uma zona do músculo cardíaco. O entupimento deve-se à aterosclerose, uma doença em que se acumulam depósitos de colesterol na parede das artérias, que levam à diminuição do seu calibre.

O sintoma mais comum de ataque cardíaco é a dor no peito, que os doentes descrevem como uma sensação de aperto ou de peso, geralmente localizada na parte central do peito. Esta dor pode espalhar-se para o braço esquerdo, pescoço, maxilar inferior.

Para confirmação do diagnóstico deve ser efetuado um eletrocardiograma e análises de sangue para determinar as enzimas cardíacas que, em caso de enfarte do miocárdio, estão elevadas.

A probabilidade de um indivíduo sofrer um enfarte do miocárdio pode ser reduzida em grande parte por um estilo de vida saudável e pelo controlo dos fatores de risco.

Após o diagnóstico, o doente deve fazer terapêutica de reperfusão, que visa desobstruir a artéria, com o objetivo de restaurar, o mais depressa possível, o fluxo sanguíneo à zona do coração comprometida, de modo a reduzir a deterioração do músculo cardíaco.

Por tudo o que referimos, aconselhamos que todos aqueles que tenham fatores de risco (nomeadamente hipertensão) ou doença cardiovascular se vacinem na primeira oportunidade que lhes for dada.

Para assegurar uma recuperação completa é recomendável a participação num programa de reabilitação cardíaca, que inclui atividade física supervisionada, educação alimentar, apoio emocional, técnicas de controlo do stress e de cessação tabágica. Os doentes são além disso submetidos a um programa rigoroso de controlo dos fatores de risco, como o colesterol elevado, a hipertensão arterial, a diabetes e a redução do peso. A participação neste programa tem como objetivo final que o doente recupere uma qualidade e esperança de vida normais.

Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *